Cachoeira do Tabuleiro

 

 

MINAS GERAIS - MG

 

Conceição do Mato Dentro

 

PAISAGENS - IMPRESSÕES SENSORIAIS

  

O que falar de um lugar quando sua própria FORMA já diz tudo? Uma impactante formação rochosa em formato de Coração e do seu centro verte a água em queda livre. Um Santuário encrustrado em relevo natural.

 

Desde a chegada ao Parque, a vegetação do cerrado generosamente rasteira, como um tapete vai te conduzindo até o primeiro ponto onde você avista todo o anfiteatro preparado pelo leito do rio em pedras que vai te levar até o palco, uma laje na base da queda d'água. Ou seja, você vai fazer toda sua caminhada dentro desse Santuário e sempre em contato visual e sensorial com a Cachoeira-Coração.

 

Um lugar de força e beleza intensas. Uma cachoeira com energias do Feminino. Majestoso. Corajoso. Onde se sente a pulsação da Vida, a pulsação de Gaia. Amor, tambor, artéria.

 

Estávamos todos no meio da trilha, pelas pedras do leito do rio, relaxando e nos refrescando um pouco da caminhada e dentro daquilo tudo. Água, sombra, luz, pedras esculpidas pelas águas, vento, pássaros e quando de repente, de olhos fechados começo a escutar uma música ecoando. Imaginei que poderia ser algum grupo ali no Parque, ao menos a música parecia boa pensei. Um som de batida de tambor, como uma música étnica. Pergunto se alguém mais ouvia e não. Quando um amigo me fala "Já sei de onde vem essa música que você ouve, venha ver". Era o barulho da água batendo em um nicho de pedras que reverberava como um tambor por todo aquele anfiteatro. Um lugar típico xamânico. Você sairá de lá extasiado, acredite.

 

COMO CHEGAR

 

A Cachoeira do Tabuleiro é a mais alta de Minas Gerais e a 3ª do Brasil com 273m de queda livre. Faz parte do circuito da Estrada Real, e da Serra do Cipó (Cordilheira do Espinhaço).

 

Fica dentro do bairro do Tabuleiro que pertence à cidade Conceição do Mato Dentro que está localizada a aproximadamente 170 km de Belo Horizonte. A melhor maneira de acesso é de carro, assim é possível ter mais autonomia e liberdade para conhecer também alguns dos atrativos da Serra do Cipó ou continuar viagem até Diamantina. Não precisa ser 4x4, basta ficar atento à estação das chuvas (verão). Porém, de Belo Horizonte com certeza existem outras maneiras (ônibus ou agências) para acessar diretamente o local.

 

A estrada que leva à Conceição do Mato Dentro sai de Belo Horizonte, sentido Sete Lagoas, passa pela estrada de acesso ao Parque Nacional da Serra do Cipó e continua pela própria MG- 010. 

 

 

DICAS PESSOAIS

 

Se você estiver com tempo e quiser explorar a Serra do Cipó, dê uma olhada no link: http://www.serradocipoturismo.com.br/pt/gc_online/nivel2.asp?nivel2_id=407&nivel1_id=275&idioma=pt

 

Porém, se você realmente quer uma experiência mais intimista com um Santuário da Natureza e não está com muito tempo para sua viagem, não hesite! Vá direto para Conceição do Mato Dentro, ou melhor ainda, se hospede no distrito do Tabuleiro (20 km de Conceição) que é onde está a Cachoeira do Tabuleiro e inúmeros outros atrativos exuberantes.

 

- O distrito do Tabuleiro é um local rural, um vilarejo pequeno e ainda com pouca infraestrutura para o turismo (o que por um lado ainda está ajudando a preservá-lo de uma ocupação indevida e agressiva, como por exemplo o que aconteceu na Serra do Cipó).

 

São duas as opções de hospedagem mais estruturadas por lá:

 

- Uma é a Pousada da Gameleira. Ali você vai encontrar todas as informações para os passeios (Samuel, o proprietário é guia turístico e vai poder te auxiliar) e inclusive combinar algumas refeições, pois são difíceis as opções para alimentação por lá (fui em Janeiro, mês de férias e quase tudo fechado). Faça sua reserva antes e avise seu horário de chegada para não ter problemas. Aqui as acomodações são em suítes. Site: www.pousadadagameleira.com.br

 

- Uma outra opção para se hospedar é o Eco Hostel Tabuleiro. São chalés e também necessário reservar com antecedência. Site: www.tabuleiroecohostel.com.br

 

- Você também pode optar se hospedar na cidade de Conceição do Mato Dentro, onde você vai encontrar muito mais opções de restaurantes e pousadas e durante o dia sair para fazer seus passeios pelo Tabuleiro (20 km) e arredores. Dê uma checada no site oficial da cidade que você também vai encontrar informações e fotos sobre os principais atrativos naturais da região. Não deixe de ir na cachoeira Rabo de Cavalo. O link é : http://cmd.mg.gov.br/turismo

 

 

1iniciotrilha.JPG
2iniciotrilha.JPG
3seaproximando.JPG
4descendoparario.JPG
5dentrorio.JPG
6meditario.JPG
7magiapura.JPG
8queda.JPG
9queda.JPG
10queda.JPG
11queda.JPG
12queda.JPG
13gameleira.JPG

© CACTUS - Relatos de Viagens e Expedições Sensoriais. Todos os direitos reservados. +55 (35) 99214279 | viagenscactus@gmail.com

Copyright Ana Cláudia Ventura 2014 - Para qualquer uso das imagens do site, favor entrar em contato.          design | Felipe Pletz

3seaproximando.JPG