Cavalcante

 

 

CAVALCANTE - GO

Chapada dos Veadeiros

 

PAISAGENS - IMPRESSÕES SENSORIAIS

 

 

 

 

 

 

 

 

Chegar em Cavalcante final do dia, luz avermelhada, perfume de flores e mangueiras e o coração que se sente em casa. Algo como Gonçalves. Alguns lugares se abrem, outros não. Cavalcante foi especial. Peço uma informação e me dizem que é naquela casinha ali atrás da mangueira, daí percebo que numa única e pequena quadra são mais de meia dúzia de majestosas mangueiras pelos quintais!

 

E tudo mais que estava por vir? Águas transparentes e cristalinas de cores verde-esmeralda, amarelo-ouro e azul-turqueza no meio de trilhas de quartzos de cristais pelo glorioso cerrado, mirantes, riqueza de bacias de águas, formações rochosas com mais de 2 bilhões de anos, cultura Kalunga, aves, plantas medicinais e exóticas. Tudo de tirar o fôlego.

 

Feliz por ter seguido minha intuição. Já tinha vontade de conhecer Cavalcante desde a primeira vez que pisei na Chapada dos Veadeiros. Profusão de biodiversidade e exuberância. Um lugar que preserva a força marcante da energia do cerrado em sua forma mais original. Energias cristalinas, leves e incrivelmente revigorantes. Esse é o lugar que tanto procurei no Brasil com rios e cachoeiras de águas transparentes e coloridas.

 

Chegar em Cavalcante me fez lembrar de Darcy Ribeiro (o antropólogo, escritor):

 

Utopia. Recém formada em Arquitetura fui assistir a uma palestra dele, Darcy, em São Paulo lá no teatro da PUC, o TUCA, da série "Diálogos Impertinentes". E estava eu ali ansiosa por escutar aquelas complexas construções filosóficas e intelectuais, que tanto eu apreciava na época, sobre utopias.

 

Quando de repente surge aquela criaturinha altamente carismática, olhinhos bem vivos, brilhantes e vividos falando das paisagens do Brasil. "Utopia é você pegar seu namorado/a, seu amigo/a pelas mãos e sair para conhecer a terra onde você vive".Sem fronteiras. Suas mangueiras, abacateiros, cajueiros, buritis, indaiás, carcarás, caatingas, restingas, rios, estuários, canions, cachoeiras, corredeiras e por aí vai. Adorável pulo do gato. La pura gioia del vivere para quem, mais do que nunca, carrega dentro de si o sentimento de que vida é ao ar livre.

 

Cavalcante, um verdadeiro portal para a Chapada dos Veadeiros e muito mais.

Imaginário? Um não lugar?  Vale conferir!

 

 

COMO CHEGAR

 

Tal qual já descrito no Relato anterior sobre a Chapada dos Veadeiros, com as dicas de acesso à Alto Paraíso, a cidade principal de ligação à Cavalcante é Brasília- Distrito Federal. Cavalcante fica distante 90 km de Alto Paraíso, continuação da mesma estrada, GO-118 (asfaltada), e portanto, aproximadamente uns 310 km de Brasília.

 

Valem as mesmas dicas, ou seja, o melhor é já alugar um carro em Brasília se você está chegando sem carro na Capital Federal. Senão você pode deixar combinado antecipadamente algum transfer direto com quem faz esse serviço ou com alguma agência local de Cavalcante (passarei esses contatos no próximo tópico). Sistema de ônibus pelo que me informaram é bastante precário, incerto e poucas opções na semana.

 

Se você ainda não conhece nada da Chapada dos Veadeiros, o interessante é que você mescle um roteiro de visita ao Parque Nacional passando por São Jorge, Alto Paraíso e na sequência Cavalcante. Você também pode fazer um dos trajetos pelas estradas internas, de terra, via São Jorge- Colinas do Sul- Cavalcante.

 

Para Cavalcante reserve no mínimo 3 dias. Se você já é um frequentador da Chapada o melhor a fazer é ir direto para Cavalcante e ficar mais um tempinho, pois as possibilidades de desbravamento são imensas. Além de várias opções pelos arredores você pode também escolher um trekking pelo Complexo do Rio Prata e muitos roteiros diferenciados saindo de lá, como por exemplo o parque de Terra Ronca (cavernas) e o próprio Jalapão-TO.

 

DICAS PESSOAIS

 

Conheci pessoas maravilhosas que moram lá e envolvidas com o ecoturismo local :

 

- Maurício, da Agência Suçuarana, tel: (62) 9668-1065 .

Email: mauricioguia@chapadaveadeiros.com.br

 

- Rodrigo, da Agência Zaltana Ecotur, tels: (62) 9820- 3482 ou (62) 3449- 1357.

Email: zaltanaecotur@gmail.com / site: www.zaltanaecotur.com.br

 

- Thiago Roots, especialista no Trekking pelo Complexo do Rio Prata. Pela amostra que tive esse passeio é paradisíaco. Tel.: (62) 9625- 5688.

 

- Se você se interessar por um "Temazcal" (tipo de sauna indígena) procure por Tainara,

tel.: (62) 9803- 7407.

 

- Se você precisar de serviço de transfer Brasília-Cavalcante-Brasília, entre em contato com Nildo, que ele informalmente e muito profissionalmente faz esse trajeto todos os dias.

Tels: (61) 9616-1212 ou (62) 9639-3141.

 

- Para hospedagens, Cavalcante tem várias opções, porém aqui vai a dica da pousada "Vale das Araras" localizada em uma reserva, 2km do centro, e com trilha na mata e rio para banho dentro de sua propriedade. O site é http://valedasararas.com.br/wp/

 

Em Cavalcante pelo menos 3 passeios são imperdíveis: visita à comunidade Kalunga (antigo Quilombola) onde você vai ver a maravilhosa Cachoeira Santa Bárbara de águas cor verde-esmeralda (o cartão postal da Chapada dos Veadeiros) e algumas outras ali dentro. Um passeio pelo Rio Prata, um verdadeiro Santuário Ecológico no meio do cerrado e também reserve mais um dia para ir na Ponte de Pedra (formação rochosa com mais de 2 bilhões de anos e muitos quartzos), um lugar com uma energia maravilhosa, puríssima, e um visual realmente de tirar o fôlego. São 3 dias por onde você vai passar por uma abrangente e vasta gama do que significa a riqueza da biodiversidade do cerrado brasileiro.

 

Aproveite!

 

 

 

 

pontepedraepoço.JPG
stinhabarbara.JPG
stabarbara3.JPG
cachcapivara.JPG
stabarbara1.JPG
florescerrado.JPG
florbeijaflor.JPG
palipalan.JPG
srjoao.JPG
trilha cristais.JPG
poçoprata.JPG
poçoprata2.JPG
palmeiradelgada.JPG
gaiaspa.JPG
cachprata.JPG
pequiflor.JPG
florcaliandra.JPG
florcactus.JPG
cactusmirante2.JPG
barbatimao.JPG
guardia.JPG
trilhaquartzos.JPG
eunomirante.JPG
miranteppedra.JPG
cactusmirante1.JPG
tourocamelo.JPG
ceucerrado.JPG
cavalcantecidd.JPG
gaviaozinho.JPG
macaquinho.JPG
carcara2.JPG
beijaflor2.JPG
pegadaonça.JPG

© CACTUS - Relatos de Viagens e Expedições Sensoriais. Todos os direitos reservados. +55 (35) 99214279 | viagenscactus@gmail.com

Copyright Ana Cláudia Ventura 2014 - Para qualquer uso das imagens do site, favor entrar em contato.          design | Felipe Pletz